O que é internet fibra ótica
O conceito da internet fibra ótica é: um meio de transmissão que permite o tráfego de dados com altíssima velocidade (próxima à velocidade da luz). Os cabos são compostos por feixes de vidro, tão finos quanto um fio de cabelo humano, revestidos de plástico reflexivo e isolante.
Se você está em busca de internet com boa qualidade, estabilidade e que possa oferecer planos de banda larga, a internet fibra ótica é a melhor tecnologia atualmente disponível em Foz do Iguaçu.
Com a melhora das resoluções de jogos e filmes surgiu a necessidade de ter velocidades maiores e mais estáveis.
Comparação com a internet ADSL
A velocidade de transmissão de dados por fibra ótica pode ser até um milhão de vezes maior que o cabo metálico ou coaxial. São transportados, em média, de 109 a 1010 bits por segundo, o que dá uma velocidade de cerca de 40 Gbps. Tudo isso torna a fibra ótica uma das tecnologias de transmissão mais modernas do mundo e a Linca oferece este tipo de serviço em Foz do Iguaçu.
Vantagens da internet fibra ótica
Pela velocidade, volume e qualidade na transmissão, a fibra ótica é uma tecnologia que oferece alta performance a conexões de internet, levando o que há de mais avançado para o consumidor. Entenda, a seguir, as vantagens da internet fibra.
-
Planos mais robustos: a internet via fibra óptica tem capacidade para entregar planos com velocidade maior. Assim a internet fibra permite que os usuários assistam ao streaming, joguem e naveguem na mesma residência ou empresa, tudo isso e muito mais ao mesmo tempo.
-
Área de cobertura maior e resistência: o vidro utilizado nos feixes é menos propenso a interferências eletromagnéticas, o que evita oscilações e preserva a qualidade do sinal. Assim, é possível instalar roteadores Wi-Fi com maiores alcances, oferecendo acesso a cômodos mais distantes e com boa conexão.
Entenda como funciona a internet fibra ótica
Funciona com o auxílio de conversores integrados aos transmissores, todo o sinal de dados é transformado em luz, que será transmitida por meio de reflexões ao longo de todo o cabo, sem nenhuma interferência. Por isso, a grande rapidez, estabilidade e qualidade.
Assim, nós da Linca Fibra e TV utilizamos a melhor tecnologia oferecendo planos acessíveis e com garantias em Foz do Iguaçu.
A velocidade de transmissão de dados por fibra ótica pode ser até um milhão de vezes maior que o cabo metálico ou coaxial. Essa tecnologia permite carregar a informação digital ao longo de grandes distâncias. São transportados, em média, de 109 a 1010 bits por segundo, o que dá uma velocidade de cerca de 40 Gbps. Tudo isso torna a fibra uma das tecnologias de transmissão mais modernas do mundo.
História da internet fibra ótica
Foi somente em 1870 que houve uma quebra histórica de paradigma. Não, a luz não caminha apenas em linha reta. Em Londres, o físico John Tyndall utilizou uma lanterna em um recipiente opaco e com luz para provar algo extremamente importante para a fibra óptica: no meio da luz, há uma curva. Ou, de forma mais direta, a luz pode fazer curvas.
Apesar do significado disruptivo da descoberta, apenas em 1952, o físico indiano Narinder Singh Kapany começou a se aprofundar no que desencadearia na criação da fibra óptica.
Com isso, houve avanços no que falamos anteriormente, sobre um dos conceitos fundamentais da fibra óptica: a reflexão interna total. As fibras de vidro não eram novidade para o isolamento térmico, mas Kapany foi capaz de fazer as adaptações necessárias para obter a refração ideal. É o começo da fibra óptica.
Na década de 60, o físico chinês Charles Kao promoveu outra descoberta disruptiva: cabos de fibra óptica são menores e mais velozes na transmissão de dados, além de terem um custo-benefício extremamente valioso.
A partir de então, as possibilidades se tornaram imensas: desde o uso para chamadas por telefone até a propagação de informação. Por esse motivo, as fibras ópticas se disseminaram em vários segmentos: satélites, fotografia, fiação de computadores, entre outros.
Fonte da história da internet fibra ótica: revista Super Interessante