Oii 😊
Uma das queixas mais comuns entre milhares e milhares de usuários no mundo inteiro é não receber a quantidade de internet que foi contratada com o provedor, porém na maioria das vezes, o usuário não sabe ou não lembra o quanto de velocidade ele tem e acaba por querer contratar um plano de internet cada vez maior, acreditando que isso resolve o problema de velocidade.
Acontece que nem sempre a quantidade de mega que você contrata está relacionada à qualidade da sua conexão. Por exemplo, você pode ter um plano de internet de 500 mega, e mesmo assim, ter que lidar com chamadas, vídeos e jogos travando.
Existem formas muito mais simples e rápidas que você pode fazer agora mesmo (depois de ler esse post) sem precisar aumentar o seu plano de internet.
Uma boa conexão depende de outros fatores que, se resolvidos, podem melhorar bastante a performance da sua internet e sua experiência na web.
Então vem comigo conhecer essas 5 dicas para melhorar a velocidade da internet agora!
1 - Realize o teste de velocidade da sua internet
Se você está percebendo que sua internet está mais lenta do que o de costume, a primeira coisa a se fazer é realizar o teste de velocidade para descobrir se você está recebendo a velocidade contratada.
Com esse teste é possível verificar, além da velocidade de download, a taxa de upload, a latência, entre outras métricas que influenciam diretamente na sua conexão.
Você pode fazer o teste de velocidade da sua internet através do app da Linca Fibra e TV, que você pode baixar tanto na Play Store quanto na Apple Store.
É bem comum que a velocidade de download não seja exatamente igual a velocidade contratada devido à alguma interferência na rede no momento do teste e à quantidade de dispositivos conectados.
2 - Verifique a qualidade do seu aparelho
Você está recebendo a quantidade total de velocidade, mas algumas páginas e programas do seu computador, notebook ou outro dispositivo continuam lento.
Isso também acontece muito, pois pode estar diretamente ligado à qualidade do hardware do seu computador, tablet, smartphone, etc.
Aparelhos mais antigos possuem roteadores e placas de redes ultrapassadas, ou seja, já não suportam tanta velocidade de internet.
Por isso, se possível, o indicado é que você troque a placa de rede e faça uma limpeza regularmente para não sobrecarregar os programas e sistemas do seu aparelho.
3 - Limpe o cache do seu navegador
Supondo que você nunca tenha ouvido falar em cache, vou explicar rapidamente. Cache é uma espécie de "depósito" onde ficam armazenadas todas as informações das páginas visitadas. Dessa forma, sempre que você retornar a uma mesma página, o sistema as acessa muito mais rápido.
No entanto, se o cache estiver sobrecarregado, certamente o resultado será o contrário, ficando cada vez mais lento.
Por isso, é necessário fazer a limpeza do cache de forma regular no seu dispositivo, para que isso não comprometa a performance do seu aparelho.
4 - Remova as extensões e plugins em desuso
Se você utiliza o Google Chrome, muito provavelmente, você deve ter algumas extensões e plugins instalados no seu navegador, e que mais provavelmente ainda, você nem usa mais.
Então para melhorar a sua conexão, livre-se deles o mais rápido possível, pois essas extensões, mesmo desativadas, continuam consumindo banda e influenciando na sua velocidade de internet.
5 - Mantenha o antivírus ativado
Todos os vírus e malwares que se instalam no seu computador prejudicam a velocidade da sua internet, além de afetarem o funcionamento dos softwares.
Por isso, procure um bom antivírus e o mantenha ativado e sempre atualizado para evitar o mal desempenho da sua máquina na hora de navegar.
E aí, o que achou dessas dicas da Linca Fibra e TV? Lembrando, que existem várias outras dicas, mas essas são as mais simples pra você poder fazer agora mesmo. Então corre lá!
Abraços e até o próximo post! 🤗
Comentários