Rompimento da fibra ótica: Como identificar pontos de instabilidade na rede
A evolução da tecnologia e a criação de materiais e opções mais avançadas são capazes de modificar diversos quesitos ao nosso redor. Um deles é a maneira como a internet chega até a casa dos usuários, ação que passou por inúmeras transformações nos últimos anos e a Linca Fibra e TV tem a melhor tecnologia do mercado: A Internet Fibra Ótica.
Basta imaginar a quebra de um cabo para pensar em quantas pessoas podem ser prejudicadas. Na época em que o home office passou a ser mais comum, muitos brasileiros necessitam da internet para conseguir trabalhar e estudar de casa.
Como ocorre o rompimento da fibra ótica?
Sabemos que a fibra ótica é formada por filamentos finos que conseguem transportar os dados de uma extremidade para a outra, de forma rápida e segura. Isso porque essa solução atua com transmissão de luz por reflexões contínuas, sendo um mecanismo físico que conduz o acesso à internet de um lugar para o outro.
Por mais que a fibra óptica seja forte, é possível romper a fibra. Situações adversas como acidentes de trânsito, mudanças climáticas, tempestades, ventos e chuvas podem causar o rompimento dos cabos. A quebra de um único cabo, infelizmente, pode ser o suficiente para deixar uma vizinhança inteira sem acesso à internet.
3 fatores que rompem a fibra ótica
Pipas com linhas de cerol:
Um dos principais motivos das ocorrências de rompimento de fibra ótica é por conta do uso de linha chilena ou cerol em pipas. O cerol é um composto de vidro moído e cola usado em linhas de pipas para cortar linhas de outros praticantes. Já a linha chilena é encerada com quartzo moído, pó metálico ou óxido de alumínio, com o mesmo fim.
Além de causar acidentes e mortes, o uso do cerol ou outros materiais cortantes usados para empinar pipas deixa milhares de pessoas sem energia elétrica e muitas vezes sem internet. Por isso é importante soltar pipa em locais afastados da fiação e da circulação de pessoas e não utilizar linhas chilena ou de cerol.
Acidentes envolvendo queda e danificação de postes:
Os cabos de fibra ótica são alocados nos postes elétricos, então caso algum poste sofra dano como quebra ou queda por completo, a sua conexão poderá ser afetada.
Caminhões acima do limite de altura:
É possível um caminhão enroscar na rede aérea presa em um poste, ainda mais se ele não respeitar a altura máxima permitida para as carrocerias dos caminhões. O resultado é quase sempre o mesmo: casas sem energia elétrica, sem telefone e sem internet, postes no chão e outros danos.